Pré-Flica proporciona bate-papo sobre criação literária

19/09/2015 - 14:17
Comentários desativados em Pré-Flica proporciona bate-papo sobre criação literária

Jovens, adultos e pessoas de mais idade, leitores e autores, estudantes e profissionais tiveram a oportunidade de debater sobre o processo criativo literário com os escritores Ronaldo Correia de Brito e Cristóvão Tezza, na primeira noite do ‘Pré-Flica’, nesta sexta-feira (18), no espaço Caixa Cultural, na avenida Carlos Gomes, em Salvador. No sábado (19), o evento continua a partir das 9h, até as 18h, com atividades inclusive para as crianças, no Salão Nobre e na Galeria dos Arcos.

A quinta edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) vai reunir, na cidade do Recôncavo baiano, entre 14 e 28 de outubro, autores nacionais e internacionais consagrados. Ronaldo Correia participou da primeira edição da Flica. “Já participei de eventos literários como este no mundo inteiro. Este de Cachoeira tem um formato muito popular, é aberto à cidade, à população, a pessoas de todas as idades, é verdadeiramente uma festa para a literatura”.

Cristóvão Tezza também participa do evento pela segunda vez. “Participei em 2013 e é um evento de referência para os escritores brasileiros. Hoje é um bate-papo sobre a dor na literatura, sobre isso tudo o que nos faz escrever. Eu gosto de entrar em contato com o leitor, o que geralmente é uma coisa difusa, distante”.

Interação entre público e escritores

Na ocasião, Ronaldo lançou o livro ‘O amor das sombras’, com 12 contos, além de responder perguntas do público e falar sobre sua vida e seu processo criativo. “Essas conversas entre escritor e público são sempre muito animadas, servem para desmitificar e desglamourizar o escritor como alguém especial, um ser do outro mundo. Nós somos, na verdade, trabalhadores da escrita, da palavra”.

Carina Costa, 23 anos, estudante de Direito, acompanhou o evento e disse que gostou do pré-lançamento em Salvador. “Sou leitora, já frequentei a Flica em Cachoeira e nunca havia tido esse pré-lançamento aqui em Salvador. É a primeira vez e eu vim conferir, foi muito legal. Eles trouxerem um pouco da cultura, da literatura, principalmente a nordestina, e eu gostei muito”.

Rivadávia Matos, 85, é professor de francês e inglês. Ele diz que viveu 40 anos fora do País. “Eu leio muito, me interesso por literatura e preciso beber cada vez mais da minha língua materna – o português. Este encontro abriu muito a minha mente, eu já comecei a escrever um livro e havia parado. Agora, depois desta conversa com os autores, me sinto pronto para continuar a escrever o meu livro”.

Patrocínio do Estado

Curador da ‘Pré-Flica’, o também escritor Aurélio Schommer explicou que o evento traz, além da prévia em Salvador, diversas novidades. “A começar por estes lançamentos, com essas pequenas mesas e com autores que já participaram, já que, no evento principal, nós não repetimos autores”. Segundo ele, a festa começa na quarta-feira, 14 de outubro, e vai até domingo, dia 18. “A festa é tempo todo, na cidade toda, com os autores nas ruas, nas mesas, com atrações musicais, para as crianças, todo tipo de atividade.

Outra novidade, segundo Schommer, é o patrocínio do Governo do Estado, “o que vai trazer mais alternativas, atrações paralelas, mais espaço nas livrarias, uma série de ações que ainda serão anunciadas”. De acordo com o secretário de Cultura, Jorge Portugal, a tendência é que, com o patrocínio do Estado, o evento cresça ainda mais. “O Governo do Estado abraçou a Flica como patrocinador principal. Antes já era apoiador, mas agora abraçou o evento, que em breve estará proporcional à Flip [Festa Literária Internacional de Paraty, no estado do Rio de Janeiro], ainda maior porque tem muito mais tempo na frente”.

Expectativa

Em Cachoeira, a estimativa da rede hoteleira é que a ocupação nos hotéis chegue a 100% antes mesmo do evento. Restam poucas vagas nos hotéis e pousadas. Para receber os milhares de visitantes do evento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) realiza ações de qualificação dos serviços turísticos com cursos voltados para trabalhadores de hotéis, bares, restaurantes e comércio.

SECOM-BA