O Colégio Municipal Livino Ferrari realizou no dia 22 de novembro Desfile da Beleza Negra 2019

25/11/2019 - 15:55

Essa belíssima ação fez parte do Projeto Consciência Negra, desenvolvido pela professora Josimary Castro de Almeida com o apoio e colaboração dos demais professores da escola, direção e coordenação pedagógica que coletivamente buscaram fortalecer o empoderamento negro dos estudantes da escola e da comunidade do Alto da Lagoinha em geral.

Segundo a Coordenadora Pedagógica a senhora Luma Silva: “Empoderar- se é reconhecer-se enquanto sujeito social, político, autor da sua própria história e capaz de lutar por seus direitos que não são só seus, mas também de um grupo. Empoderamento é singular e é plural. Singular no sentido de que é um processo individual e pode ocorrer pelas mais diferentes motivações. Plural porque por meio do empoderamento aprendemos que a luta é coletiva, em prol dos seus semelhantes.

Empoderar-se é reconhecer como belo sem que para isso tenha que tentar se embranquecer através dos padrões estéticos criados pela sociedade. Se empoderar é perceber a dimensão política que está representada em assumir o black ou as molas, perceber o quanto somos discriminados pelo fenótipo, passar a buscar mais conhecimento para entender alguns fenômenos sociais e lutar juntos pelo combate ao racismo e demais tipos de discriminação.

Combater e denunciar o racismo é inspirar e mostrar que as nossas características físicas não devem ser uma limitação para chegar onde queremos e que podemos SIM ocupar qualquer espaço”.

Desenvolver a criticidade com ações que visem o fortalecimento do protagonismo dos estudantes é uma das diretrizes que a gestão municipal, através da secretaria de educação, trabalha em parceria com as equipes diretivas e o corpo docente das diversas escolas espalhadas pelo município, sempre em prol de uma educação libertadora.