O Colégio Municipal Livino Ferrari realiza aula passeio em cidades históricas

29/11/2019 - 13:11

O Colégio Municipal Livino Ferrari, localizado na comunidade do Alto da Lagoinha, realizou no dia 26 de novembro uma aula passeio nas cidades históricas de Cachoeira e São Félix com os 27 alunos que foram destaque durante o ano letivo 2019. Essa atividade fez parte do projeto de Consciência Negra, desenvolvido pela professora Josimary Castro Santos de Almeida com as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos, e teve como colaboradores os docentes e a equipe diretiva da instituição.

Durante a aula de campo, os alunos e profissionais da instituição visitaram a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, a Casa de Câmara e Cadeia, Museu Hansen Bahia, Memorial da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Chafariz Imperial, Terreiro, Igreja do Rosarinho, Cemitério dos Pretos, Imperial Ponte Dom Pedro II, Casa de Hansen Bahia e Instituto Terra Dannemann, com objetivo de conhecer de forma mais profunda a história e a contribuição dos baianos e dos negros na história do Brasil, bem como desmitificar o preconceito relativo aos costumes provindos da cultura africana.

A Prefeitura de Ubaíra através da Secretaria Municipal de Educação busca estimular o processo de ensino-aprendizagem através de práticas pedagógicas que ultrapassem os muros da escola, e a aula de campo ou aula passeio a uma cidade que é símbolo da resistência ao domínio português e aos valores da negritude, traz um valor simbólico fundamental para a formação da consciência crítica e cidadã de cada um desses estudantes.