Celebração do Dia da Consciência Negra no CMNAF

23/11/2018 - 08:00

O colégio Municipal Natur de Assis Filho (CMNAF), realizou no dia 20 de Novembro, em celebração ao DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA (marco da morte de ZUMBI dos PALMARES), a Culminância do PROJETO LUSOFONIA AFROBRASILEIRA.

O termo lusofonia refere-se aos países que têm o Português como língua oficial, ou dominante. Vale ressaltar que o projeto se deu pela visão respeitosa com a história, a contribuição e a importância do povo negro para à sociedade brasileira, ao tempo que reconhece também toda influência europeia, como é o caso de Portugal. Toda essa ação pedagógica está embasada na legislação educacional brasileira, tendo amparo legal nas Leis de Nº 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas e 11.645/08 que regulamenta a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena em todos os níveis de ensino, além de constar no plano de ações e proposta do CMNAF.

A construção do projeto contou com a participação de toda comunidade escolar (coordenação pedagógica, professores, equipe de apoio, gestão escolar, pibidianos e os educandos). Após estudos, construção, confecção, ornamentação e ensaios houve a culminância com as apresentações no pátio da escola através de atividades artísticas, culturais e dinâmicas como: apresentações musicais, declamação de poemas, danças, apresentação de países influentes na cultura afrobrasileira, bem como estudos de cada país (ANGOLA, GUINÉ-BISSAU, MOÇAMBIQUE, CABO VERDE, SÃO TOMÉ & PRÍNCIPE, TIMOR LESTE, BRASIL E PORTUGAL) e sala temática.

O ponto alto do evento foi a participação de Aila Cristina Costa de Jesus, aluna egressa do CMNAF, residente da zona rural deste município e, atualmente, graduanda em Licenciatura em Geografia pelo IF BAIANO Santa Inês. Ela contribuiu com falas, fortalecendo a importância, o respeito ao povo negro, como a sua história e cultura, e o combate à intolerância. Sempre defendendo o respeito ao próximo e ao ser humano, fio condutor de todo projeto.